terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

I Reunião Ordinária com a Prefeitura de Tangará - RN

Reunião entre a comunidade cigana de Tangara e o governo municipal, para iniciar o projeto de inclusão do acampamento cigano nos programas sociais.

A reunião ocorreu no gabinete da prefeitura e contou com várias autoridades, entre elas: os ciganos da região, COEPPIR, através da Equipe Técnica (Graça Lucas e Diana), CRDH (Cândida e Darlan), Conselho Estadual de Direitos Humanos (Cleber de Souza), Pastoral dos Nômades (Dom Edson, Padre Wallace, Maria do Carmo, e Flavio José) as Lideranças Ciganas Antonio, Raquel e Petí , Sr. Alcimar (o prefeito), o Sr. Gija (pai do Prefeito) o seu secretariado (sec. Educ.;Sec. saúde,Sec. Ass. Social e de Serviços Urbanos) também dois vereadores (Câmara Municipal).

Encaminhamento dado a reunião:

Mediante negociação da prefeitura, será pedido a permissão ao dono do terreno, "o carneirinho" para levantar as barracas construídas pela prefeitura feitas de caibro e lona. em um espaço de tempo máximo de até 15 dias, segundo o pai do prefeito em caráter provisório.

Para que durante a espera seja construído um projeto definitivo que acomode aproximadamente 60 famílias, tornando tangará a maior cidade cigana do estado. e ainda se comprometeu de que em 45 dias apresentará o projeto a comissão e as lideranças ciganas onde será respeitando a Cultura Cigana.

O projeto inicial idealizado, é de uma "vila cigana", onde haverá espaço suficiente para as casas, uma capela onde homenagearemos o cigano espanhol "San Zeferino Malla", e ainda um espaço onde será utilizado para reuniões, cursos, ou interação dos ciganos.

Também foi firmado o compromisso de realizar um levantamento nas demais secretarias, para que os ciganos sejam inseridos em todos os programas sociais a que tem direito.

Diana.

Fotos/vídeos:


 

 

 

Um comentário:

  1. Parabens pelo seu trabalho pela melhoria das condiçoes sociais do seu povo.Tenho desejo de lhe conhecer pessoalmente.vivi com cigsno e dele tenho 4 filhos .receba meu caloroso abraço.

    ResponderExcluir