quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Reunião Ordinária com a Subcoordenadoria de Informação Educação e Cultura em Saúde - SIEC

A UCIRN, reuniu-se ordináriamente coma equipe do SIEC, na Seretaria de saúde pública do RN, com ao objetivo de traçar metas para 2013, em relação as comunidades tradicionais, nos casos de atendimento em postos de saúde, hospitais públicos, etc. dando enfase na questão cultural das comunidades tradicionais.
pois nós sabemos que dentre outras coisas, nós ciganos temos particularidades como as demais etnias, que precisam ser respeitadas. veja dois exemplos:
  1. Em caso de um cigano adoecer e precisar ir ao hospital, todos os outros calons do rancho ficam de  frente ao hospital ansiosos por notícias. Essa campana só cessa quando o cigano volta para casa. Em muitos casos, nos expulsam e ameaçam chamar a policia alegando tumulto.
  2. No caso de preventivos, as ciganas por uma questão cultural preferem as ginecologistas mulheres, pois nao tiram a roupa para outro homem que nao seja seu marido. dentre outras situações constrangedoras que os ciganos passam quando precisam ser atendidos pelo sus.
Esperamos sinceramente que o ministério da saúde atenda as necessidades da min boria étnica  que na verdade de minoria nao tem nada. é uma maioria.

Diana.

seguem as fotos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário