domingo, 25 de maio de 2014

Teia Nacional da Diversidade em Natal - Ministério da Cultura

A União Cigana do RN participou da Comissão Organizadora Estadual - COE da "caravana cigana" da Teia Nacional da Diversidade - MINC, que teve o objetivo de mobilizar as comunidades ciganas do Estado para participarem da teia cultural e comemorarem o dia 24 de Maio - dia do cigano. 

A caravana cigana e sua equipe, seguiram em um ônibus visitando comunidade por comunidade convidando seus representantes onde recebemos uma média de 40 ciganos vindo das mais variadas cidades do interior do Estado. Sendo essa, segundo os organizadores do Ministério a maior caravana de ciganos presente em um evento da teia cultural até hoje. 

Arguindo pleito de suas necessidades os ciganos encorajaram-se a relatar alguns dos fatos conflitantes em todas as áreas sociais relacionadas a seus direitos e deveres, entregando inclusive cartas redigidas pela própria comunidade com reclamações referentes a discriminação racial, e a falta de oportunidades para o seu desenvolvimento. 

O primeiro dia (23/05) Uma roda de conversa com as comunidades ciganas do RN e PB no CCHLA/UFRN, na oportunidade os ciganos relataram por escrito suas reclamações e sugestões a representante da SEPPIR, a srª Silvany Euclênio que as recebeu e fez questão de levá-las para a Secretaria.

No segundo dia (24/05) Foi feita uma outra roda de conversa em um dos palcos da teia da diversidade com a presença dos ciganos de comunidades do RN e PB e os representantes do governo: Alvaro - Ministério da Saúde; Marga - Secretaria Nacional de Direitos Humanos; Márcia - Ministério da Cultura; Bárbara Piemont - Conselho Nacional de Igualdade Racial; Adriana Alexandria - Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/RN. Lideranças das comunidades: Maria jane - PB, Antonio calon - RN, Maura Piemont - SP. Logrando êxito em sua empreitada a UCIRN agradece a confiança a nós depositada, em todos os trabalhos até aqui executados.

seguem as fotos:

chegada no Hotel em Ponta negra

Os ciganos na recepção do Hotel

As ciganinhas se reunindo.

Reunião das ciganas

A Srtª Bárbara Piemont, Diana - COEPPIR, Manuela - Comunidade cigana de Macaíba/RN, Lori Emanoella - Esteio/RS

Roda de conversa com a comunidade.




Momento de descontração dos ciganos com o Governo Federal.

Maria jane- PB, Diana - RN, Barbara Piemont - SP

Encerramento da Teia Nacional da Diversidade - 2014 Para os ciganos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário