domingo, 25 de maio de 2014

Comemoração do dia do cigano em Tangará/RN

A União Cigana do RN parabeniza a todos os ciganos do mundo em seu dia. Em especial a comunidade cigana de tangará a qual iniciamos o nosso trabalho de inserção de políticas públicas em meados de 2012. 
É importante frisar que tangará figura como a única cidade que ainda possui ciganos abarracados em todo o Estado do Rio Grande do Norte, e é onde encontrávamos o maior índice de desigualdade social oque aos poucos vem se modificando.

Comemorando pelo segundo ano consecutivo o seu dia, a comunidade segue seu trabalho sem intermediações, pois para a UCIRN,é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe.
nos deixa feliz ver a comunidade evoluir com o respaldo da prefeitura da cidade, que apoia a comunidade com a inserção de todos os programas sociais a que eles tem direito, aumentando o respeito dos não ciganos com a comunidade. 

Ressalta-se que nós da União cigana ficamos impossibilitados de participar do evento, pois estávamos em um evento Nacional que acontecia ao mesmo tempo na UFRN.

PUBLICAÇÃO DO BLOG TANGARAENSE:

Na manhã deste sábado (24) foi comemorado o dia Nacional dos Ciganos, em Tangará, em razão desta data a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo a frente a Secretária Adjunta Maria José Mendonça Bento e toda a sua equipe, promoveram uma AÇÃO DE CIDADANIA voltado para os ciganos residentes na nossa cidade.

A Secretária Municipal de Educação, Josefa Fernandes de Lima, falou aos presentes sobre a importância da alfabetização dos ciganos, que a Secretaria Municipal está de portas abertas para acolher todo aquele povo cigano que necessitar de uma boa educação.

Apresentações de danças, desfiles, maquiadores, emissão de documentos, cadastro e renovação do Programa Bolsa Família, entrega de presentes com toda empolgação e alegria marcaram o dia do cigano em Tangará.

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Vereador Cesar Barbosa. A Prefeitura Municipal de Tangará está de parabéns, em seu segundo ano vem promovendo ação social a todos os ciganos Tangaraenses a terem a sua cidadania digna sem discriminação.

Dia 24 de Maio, é comemorado o dia Nacional do Cigano, a data foi instituída por um decreto assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. O decreto marcou o reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira, está data também é dedicada a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.

Fonte: http://blogtangaraense.com.br/secretaria-municipal-de-assistencia-social-promove-acao-de-cidadania-para-os-ciganos-em-tangararn/#comment-5577

seguem as fotos publicadas pelo blog tangarense:













Nenhum comentário:

Postar um comentário