domingo, 11 de maio de 2014

Caravana Cigana para a Teia da Diversidade no RN

A União Cigana do RN, está participando Oficialmente da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Caravana cigana da Teia Cultural no Rio Grande do Norte, o objetivo da caravana é organizar e assegurar a presença das comunidades ciganas na participação da Teia cultural que acontecerá do dia 19 à 24 de Maio na UFRN.

Destaca-se que é de suma importância a participação das comunidades tradicionais do Rio Grande do Norte no referido evento cultural, e mais ainda as comunidades ciganas pois o evento acentua uma data muito importante para nós ciganos, O dia 24 de Maio - dia do cigano. E em face disso, a equipe da COE em parceria com o MINC , DH NET, UCIRN e COEPPIR estão se dedicando para que haja a presença maciça de grande parte das comunidades ciganas. 

A COE, no uso de suas atribuições legais,entrou em contato com as representações e lideranças locais destas comunidades, com a finalidade de lograr êxito em sua empreitada. Além disso, vem divulgando nas redes sociais o convite as comunidades para que todos sem exceção possam participar da teia cultural. foram ainda enviados convites via e-mail, confirmadas posteriormente com ligações para todos os ranchos e acampamento e ainda para as Secretarias Municipais de cultura das cidades abaixo descritas mostrando a importância da participação destes povos no evento. A priori, as cidades são: 


Florânia; Macau; Equador; Santa Rita; Currais Novos; Cruzeta; Tangará; Macaíba; Parnamirim; São Gonçalo; Extremoz, Apodi e Serra Caiada. (as cidades podem ser alteradas de acordo com a necessidade dos ciganos)

Diana Rorarani.


_________________________________________________

O que é a teia cultural?

Sobre a TEIA



A Teia é o encontro dos Pontos de Cultura do Cultura Viva e das representações da Diversidade que integram o Brasil Plural. Em sintonia com as estratégias e diretrizes gerais do Plano Nacional de Cultura, a Teia Nacional da Diversidade 2014 inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários de grupos, coletivos, comunidades, Pontos de Cultura e iniciativas que integram os Programas Cultura Viva e Brasil Plural.

Entre os dias 19 e 24 de maio, a sociedade civil será a grande protagonista da TEIA Nacional da Diversidade 2014, realizada na cidade de Natal(RN). A expectativa é que, durante os seis dias de encontro, a TEIA seja um espaço não só de apresentação da diversidade cultural do Brasil, mas principalmente de participação dos movimentos culturais e renovação de políticas públicas que se adequem às necessidades dos Pontos de Cultura no país.

A TEIA da Diversidade tem o objetivo de consolidar o Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural – Cultura Viva (PCV) como o programa de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura. Também é um espaço que se propõe a refletir criticamente sobre: a proposta de realinhamento do novo PCV para um programa de base comunitária, a partir da Portaria 118 de 30 de dezembro de 2013; Oprocesso de integração de programas, projetos e ações do Sistema MinC ao Cultura Viva; E sobre as contribuições da TEIA 2014 para o desenvolvimento do Programa.

Em 2014, além dos Pontos e Pontões de Cultura a TEIA incorpora ao seu público estruturante os grupos do Encontro da Diversidade, que agrega segmentos das políticas setoriais atendidos pelo Programa Brasil Plural. Fazem parte destes segmentos grupos de Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, LGBT, Crianças, Idosos, Juventude, Hip-Hop, Pessoas com Deficiência, Saúde Mental, Trabalhadores Urbanos, Povos de Terreiro, Quilombolas, Imigrantes, Mulheres, Trabalhadores Rurais, Mestres e Griôs.

As atividades da Teia Nacional da Diversidade 2014 incluem as TEIAS estaduais, encontros para preparação e envolvimento da sociedade civil participante. No âmbito nacional, foram realizadas quatro edições do encontro: Teia 2006 – Venha Se Ver e Ser Visto, São Paulo (SP), Teia 2007 – Tudo de Todos, Belo Horizonte (MG), TEIA 2008 – Iguais na Diferença, Brasília (DF), e TEIA 2010: Tambores Digitais, Fortaleza (CE).
O IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC) será um dos grandes momentos da TEIA, no qual as delegações de Pontos, Pontões e Pontinhos de Cultura, eleitos em seus Fóruns Estaduais, em todos os Estados da União e no Distrito Federal, vão eleger uma nova Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC). Durante o Fórum, também serão definidas as prioridades e diretrizes para atuação dos Pontos de Cultura nos próximos dois anos. Para o membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Lula Dantas, uma das principais questões a serem discutidas no encontro será o redimensionamento das políticas públicas para o segmento: “A política para os Pontos de Cultura deve ser ampliada, renovada, monitorada, avaliada e se adequar às necessidades da sociedade civil”.

A TEIA Nacional da Diversidade 2014 é promovida pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC).



Material extraído do site oficial da teia cultural
fonte: <http://culturadigital.br/teiadadiversidade/teia-e-cultura-viva/>




Nenhum comentário:

Postar um comentário