domingo, 25 de maio de 2014

Comemoração do dia do cigano em Tangará/RN - Ação de cidadania

O acampamento cigano de Tangará RN, esta comemorando pelo segundo ano consecutivo do dia do cigano em grande estilo. 

Na manhã deste sábado (24) foi comemorado o dia Nacional dos Ciganos, em Tangará, em razão desta data a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo a frente a Secretária Adjunta Maria José Mendonça Bento e toda a sua equipe, promoveram uma AÇÃO DE CIDADANIA voltado para os ciganos residentes na nossa cidade.

Na oportunidade, houve apresentações de danças, desfiles, maquiadores, emissão de documentos, cadastro e renovação do Programa Bolsa Família, entrega de presentes com toda empolgação e alegria marcaram o dia do cigano em Tangará. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Vereador Cesar Barbosa. 

Dia 24 de Maio, é comemorado o dia Nacional do Cigano, a data foi instituída por um decreto assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. O decreto marcou o reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural Brasileira, esta data também é dedicada a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.

Fonte:http://blogtangaraense.com.br/secretaria-municipal-de-assistencia-social-promove-acao-de-cidadania-para-os-ciganos-em-tangararn/#comment-5577
Fotos publicadas pelo blog tangarense:













Teia Nacional da Diversidade em Natal - Ministério da Cultura

Participamos da Comissão Organizadora Estadual - COE da "caravana cigana" da Teia Nacional da Diversidade - MINC, que teve o objetivo de mobilizar as lideranças das comunidades ciganas do Estado para participarem da teia cultural e comemorarem o dia 24 de Maio - dia do cigano.

A caravana cigana e sua equipe, seguiram em um ônibus visitando comunidade por comunidade convidando seus representantes onde recebemos uma média de 40 ciganos vindo das mais variadas cidades do interior do Estado. Sendo essa, segundo os organizadores do Ministério a maior caravana de ciganos presente em um evento nacional da teia cultural até hoje.

Arguindo pleito de suas necessidades os ciganos encorajaram-se a relatar alguns dos fatos conflitantes em todas as áreas sociais relacionadas a seus direitos e deveres, entregando inclusive cartas redigidas pela própria comunidade com reclamações referentes a discriminação racial, e a falta de oportunidades para o seu desenvolvimento.

O primeiro dia (23/05) Uma roda de conversa com as comunidades ciganas do RN e PB no CCHLA/UFRN, na oportunidade os ciganos relataram por escrito suas reclamações e sugestões a representante da SEPPIR, a srª Silvany Euclênio que as recebeu e fez questão de levá-las para a Secretaria.

No segundo dia (24/05) Foi feita uma outra roda de conversa em um dos palcos da teia da diversidade com a presença dos ciganos de comunidades do RN e PB e os representantes do governo: Alvaro - Ministério da Saúde; Marga - Secretaria Nacional de Direitos Humanos; Márcia - Ministério da Cultura; Bárbara Piemont - Conselho Nacional de Igualdade Racial; Adriana Alexandria - Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/RN. Lideranças das comunidades: Maria jane - PB, Antonio calon - RN, Maura Piemont - SP. Logrando êxito em sua empreitada a UCIRN agradece a confiança a nós depositada, em todos os trabalhos até aqui executados.

Fotos:

chegada no Hotel em Ponta negra

Os ciganos na recepção do Hotel

As ciganinhas se reunindo.

Reunião com as ciganas

Bárbara Piemont - SP, Diana - COEPPIR, Manuela - Macaíba/RN, Lori Emanoella - Esteio/RS

Roda de conversa entre governo e os ciganos da comunidade.



participação maçica doe ciganos calons de muitas comunidades ciganas do RN.

Momento de descontração dos ciganos com o Governo Federal.

Maria jane- PB, Diana - RN, Barbara Piemont - SP

Encerramento da Teia Nacional da Diversidade - 2014

domingo, 11 de maio de 2014

Caravana Cigana para a Teia da Diversidade no RN

Enquanto membro da COE - Comissão Organizadora Estadual (COE) para a Caravana cigana da Teia Cultural no Rio Grande do Norte, estaremos contribuindo de forma ativa para a organização assegurando a presença das comunidades ciganas na Teia cultural que acontecerá do dia 19 à 24 de Maio na UFRN.

Destaca-se que é de suma importância a participação das comunidades tradicionais do Rio Grande do Norte no referido evento cultural, e mais ainda as comunidades ciganas pois o evento acentua uma data muito importante os ciganos. inclusive, no dia 24 de Maio - dia do cigano. 

Em face disso, a equipe da COE em parceria com o MINC, DH NET, e COEPPIR estão se dedicando para que haja a presença maciça de grande parte das comunidades ciganas da etnia calon.

A COE, no uso de suas atribuições legais,entrou em contato com as representações e lideranças locais destas comunidades, com a finalidade de lograr êxito em sua empreitada. 

Além disso, vem divulgando nas redes sociais o convite as comunidades para que todos sem exceção possam participar da teia cultural. foram ainda enviados convites via e-mail, confirmadas posteriormente com ligações para todos os ranchos e acampamento e ainda para as Secretarias Municipais de cultura das cidades abaixo descritas mostrando a importância da participação destes povos no evento. 

solicitamos ainda io translado atraves de onibus para que estes possam enfim participar. as cidades que confirmaram participação: Florânia; Macau; Equador; Santa Rita; Currais Novos; Cruzeta; Tangará; Macaíba; Parnamirim; São Gonçalo; Extremoz, Apodi e Serra Caiada. (as cidades podem ser alteradas de acordo com a necessidade dos ciganos)

Diana.

_________________________________________________

O que é a teia cultural?

Sobre a TEIA

A Teia é o encontro dos Pontos de Cultura do Cultura Viva e das representações da Diversidade que integram o Brasil Plural. Em sintonia com as estratégias e diretrizes gerais do Plano Nacional de Cultura, a Teia Nacional da Diversidade 2014 inaugurará um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários de grupos, coletivos, comunidades, Pontos de Cultura e iniciativas que integram os Programas Cultura Viva e Brasil Plural.

Entre os dias 19 e 24 de maio, a sociedade civil será a grande protagonista da TEIA Nacional da Diversidade 2014, realizada na cidade de Natal(RN). A expectativa é que, durante os seis dias de encontro, a TEIA seja um espaço não só de apresentação da diversidade cultural do Brasil, mas principalmente de participação dos movimentos culturais e renovação de políticas públicas que se adequem às necessidades dos Pontos de Cultura no país.

A TEIA da Diversidade tem o objetivo de consolidar o Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural – Cultura Viva (PCV) como o programa de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura. Também é um espaço que se propõe a refletir criticamente sobre: a proposta de realinhamento do novo PCV para um programa de base comunitária, a partir da Portaria 118 de 30 de dezembro de 2013; Oprocesso de integração de programas, projetos e ações do Sistema MinC ao Cultura Viva; E sobre as contribuições da TEIA 2014 para o desenvolvimento do Programa.

Em 2014, além dos Pontos e Pontões de Cultura a TEIA incorpora ao seu público estruturante os grupos do Encontro da Diversidade, que agrega segmentos das políticas setoriais atendidos pelo Programa Brasil Plural. Fazem parte destes segmentos grupos de Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, LGBT, Crianças, Idosos, Juventude, Hip-Hop, Pessoas com Deficiência, Saúde Mental, Trabalhadores Urbanos, Povos de Terreiro, Quilombolas, Imigrantes, Mulheres, Trabalhadores Rurais, Mestres e Griôs.

As atividades da Teia Nacional da Diversidade 2014 incluem as TEIAS estaduais, encontros para preparação e envolvimento da sociedade civil participante. No âmbito nacional, foram realizadas quatro edições do encontro: Teia 2006 – Venha Se Ver e Ser Visto, São Paulo (SP), Teia 2007 – Tudo de Todos, Belo Horizonte (MG), TEIA 2008 – Iguais na Diferença, Brasília (DF), e TEIA 2010: Tambores Digitais, Fortaleza (CE).
O IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC) será um dos grandes momentos da TEIA, no qual as delegações de Pontos, Pontões e Pontinhos de Cultura, eleitos em seus Fóruns Estaduais, em todos os Estados da União e no Distrito Federal, vão eleger uma nova Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC). Durante o Fórum, também serão definidas as prioridades e diretrizes para atuação dos Pontos de Cultura nos próximos dois anos. Para o membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Lula Dantas, uma das principais questões a serem discutidas no encontro será o redimensionamento das políticas públicas para o segmento: “A política para os Pontos de Cultura deve ser ampliada, renovada, monitorada, avaliada e se adequar às necessidades da sociedade civil”.

A TEIA Nacional da Diversidade 2014 é promovida pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC).

Material extraído do site oficial da teia cultural
fonte: <http://culturadigital.br/teiadadiversidade/teia-e-cultura-viva/>