quinta-feira, 30 de abril de 2015

Reunião Bimestral com o SIEC/SESAP


Na tarde do dia 20/04 a União cigana do RN e a SIEC se reuniram na SESAP com a finalidade prestação de contas do trabalho de parceria, mediante a entrega um relatório de ações para com nossas comunidades ciganas enquanto membro do Comitê de Promoção das Políticas de Equidade no Rio Grande do Norte.

Na reunião estavam presentes Ivana Fernandes - subcoordenadora de Ações de Saúde e Ximenya Lopes - Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, além dos técnicos da SIEC Cinthya Vieira e Geraldo Cavalcanti, bem como os conselheiros titular e suplente representantes da etnia calom e rom no Rio Grande do Norte respectivamente.

Na ocasião a subcoordenadora da SIEC, Eufrásia Ribeiro apresentou as propostas da Sesap para o fortalecimento das políticas públicas de saúde nas Regiões de Saúde do Estado. “O desconhecimento sobre os ciganos é certamente uma das causas da invisibilidade desta população, o cerne das muitas iniqüidades no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ressaltamos a importância do comitê e suas ações conjuntas intra e intersetorial a Sesap que têm avançado para colocar na pauta da saúde pública as vulnerabilidades a que certos grupos populacionais estão mais expostos em parceria com a UCIRN. Para isso a secretaria, por meio da Coordenadoria de Promoção da Saúde tem desenvolvido um trabalho de cogestão interna no intuito de fortalecer a atenção a essas populações específicas, colocando a pauta no planejamento das ações de saúde no estado”, enfatiza Eufrásia. 

seguem as fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário