sexta-feira, 1 de maio de 2015

Dia do trabalhador "parabéns aos ciganos"




A União Cigana do RN vem por meio desta postagem homenagear a todos os ciganos neste dia 01 de Maio "dia do Trabalhador". ciganos que batalham sua subsistência familiar de forma justa e correta.
Contrariando o pensamento de alguns os ciganos trabalham e muito. E estes não possuem a segurança da carteira assinada, e consequentemente direito a aposentadoria. 

Desde os tempos antigos os ciganos sobrevivem buscando uma maneira de sustentar sua família dignamente, e isso vem ficando cada vez mais complicado, face á acentuada discriminação, pré-conceito e o racismo que sofrem por parte de alguns não-ciganos.

Com um índice de analfabetismo acentuado devido a discriminação nas escolas, os ciganos raramente conseguem passar do "nono ano"e assim possuem dificuldade de arrumar emprego no mercado formal, restando a alternativa de serem autônomos pois estes precisam de alguma forma sustentar sua numerosa família.

Reconhecendo todas as dificuldades enfrentadas pelas familias ciganas, nós da UCIRN, parabenizamos a todas as ciganas sejam romies, calins, e sinties, a essas verdadeiras leoas que batalham todos os dias trazendo o sustento familiar sem descanso, sem direito a salario minimo ou a quaisquer direito trabalhista, apenas com a arte da leitura de mãos (drabe/drabarimôs) muita coragem e determinação frente as necessidades da familiares.

Aos homens ciganos que acordam com o raiar do dia e também batalham com as suas vendas, trocas, negociações, nas feiras nas ruas, etc. sempre no intuito de ganhar seu sustento e ainda preservando a cultura cigana, a todos os ciganos e não ciganos que nos dão a oportunidade de ganhar nosso pão dignamente, o nosso muito obrigado.  

Aguardamos nas promessas de deus que dias melhores virão.
Feliz dia do trabalhador!

Diana 
Vice-presidente UCIRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário