quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

XVIII PRÊMIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS

A União Cigana do RN, participou hoje dia 18 de Dezembro de 2012, da solenidade de entrega do XVIII Prêmio Estadual de Direitos Humanos “Emmanuel Bezerra dos Santos” e o XVII Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos, realizado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular - CDHMP, no Plenário da Câmara Municipal de Natal.


Esse ano o Prêmio Estadual de Direitos Humanos foi entregue ao FLÁVIO JOSÉ DE OLIVEIRA e MARIA DO CARMO DA SILVA MEDEIROS, Educadores Sociais, Professores, Militantes de Direitos Humanos, participantes da Pastoral dos Nômades do Brasil ligado a CNBB, que trabalham na educação dos povos nômades, com ênfase nas populações ciganas. Já o XVII Prêmio Jornalístico será entregue, ao Repórter Fotográfico, VLADIMIR ALEXANDRE, jornalista militante que sempre teve comprometido com a defesa da liberdade de expressão e pela luta por democracia e justiça. 

O Prêmio Estadual de Direitos Humanos foi criado em 1994, em homenagem ao militante e ex-desaparecido político Emmanuel Bezerra dos Santos, e tem o objetivo de agraciar aquelas pessoas ou Entidades comprometidas com os Direitos Humanos, as liberdades democráticas e a defesa da vida. Já o Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos foi criado em 1997, com o intuito de homenagear os jornalistas identificados com a causa e a promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

Nós da União cigana do RN, tivemos a imensa alegria de poder participar da solenidade, entregando o premio aos nossos amigos e companheiros de luta, que tanto tem trazido visibilidade ao povo cigano do Rio Grande do Norte em seus quase 15 anos de trabalho com as comunidades ciganas. 

A Solenidade de Entrega do Prêmio foi realizada em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal, através do seu Presidente, Vereador Rafael Motta e foram convidados diversas Organizações, lideranças ciganas, COEPPIR, Sindicatos, Movimentos Sociais, Mandatos Populares e ainda o Comitê Estadual da Verdade-RN e a Comissão Municipal da Verdade do Município de Natal.


PROGRAMAÇÃO

PRÊMIO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS 

"EMMANUEL BEZERRA DOS SANTOS" 2013

Programação - 18.12.2013

10:00 - Abertura
Vereador Rafael Mota (CDH/CMN) e Roberto Monte(CDHMP)
Mesa: Antonio Capistrano (Comitê da Verdade RN), Horácio Paiva (Comissão Municipal da Verdade), Mery Medeiros (Associação dos Anistiados Políticos RN), familiar de Virgílio Gomes da Silva e de Hiram Pereira e Maria do Carmo da Silva, ganhadora do Prêmio 2013

10:10 - Prêmio Jornalistico - Vlademir Alexandre Gomes
Representante de Vlademir: 05 minutos
Fala de Vlademir: 02 minutos

10:17 - Prêmio 2013 - Flávio José de Oliveira Silva e Maria do Carmo Silva Medeiros
Representante de Flávio e Do Carmo: 10 minutos(05 para cada ganhador)
Falas Flávio e Do Carmo: 02 minutos cada

10:30 - Homenagem Combatentes Sociais assassinados pela ditadura militar
80 anos de Virgílio Gomes da Silva, Lagoa de Velhos em 15.08.1933
100 anos de Hiram de Lima Pereira, Caicó RN em 03.09.1913

10:30 - Fala do Representante da família de Virgílio Gomes da Silva: Osvágrio Ferreira - 05 minutos

10:35 - Representante da família de de Hiram de Lima Pereira: Filha de Hiram - 05 minutos

15.08.1933

10:40 - Fala de Mery Medeiros, Associação dos Anistiados Políticos do RN - 05 minutos

10:45 - Fala de Antônio Capistrano, presidente do Comitê pela Verdade Memória e Justiça do RN - 05 minutos

10:50 - Fala de Horácio de Oliveira Paiva, presidente da Comissão Municipal da Verdade da cidade de Natal - 05 minutos

10:55 - Trailler do Vídeo sobre Hiram de Lima Pereira, de Leila Jinkings

11:00 - Encerramento da Solenidade da Entrega do Prêmio 2013

seguem as fotos:






Nos foi concedida a honra de entregar o premio aos nossos amigos o Profº Flávio José de Oliveira e a Maria do Carmo da Silva.


Antonio calon(UCIRN) Omar Ivanovichi, Diana Rorarani, e Eduardo Gomes (Coordenador COEPPIR), Carlos (COEPPIR).

Em breve as comunidades  ciganas contará com (03) tres ciganos Advogados, um calon e dois rons.



3 comentários:

  1. Destaque para o povo cigano presente neste evento promovido pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular - CDHMP, solenidade de entrega do XX Prêmio Estadual de Direitos Humanos “Emmanuel Bezerra dos Santos” e o XVII Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos, realizada no dia 18 de Dezembro de 2012, às 10:00h, no Plenário da Câmara Municipal de Natal. O Prêmio Estadual de Direitos Humanos este ano foi merecidamente para Flávio José e Maria do Carmo. Desbravadores, Militantes de Direitos Humanos, participantes da Pastoral dos Nômades do Brasil Organismo da CNBB, que atua na educação dos povos nômades, com ênfase na população ciganos. Vlademir Alexandre recebeu o Prêmio Jornalístico. Um militante que sempre teve comprometido com a defesa dos direitos humanos e a liberdade de expressão na luta por democracia e justiça. Bela homenagem. Parabéns a tod@s!!!

    ResponderExcluir
  2. Antonio, Omar, Diana parabéns pela atuação e presença nesta linda solenidade, vocês de fato representam o povo cigano no Estado do Rio Grande do Norte nos espaço públicos lutando por melhoria da qualidade de vida da população cigana. Nosso reconhecimento e apreço,

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigos, para nós é sempre uma honra, e mais ainda em entregar esse premio de grande importancia e repercussão do Estado do RN.

    ResponderExcluir