segunda-feira, 13 de maio de 2013

Comemoração do "dia das mães" no Rancho.

Fim de semana gostoso em nosso rancho, onde nos reunimos do jeito cigano de ser com muita música de violão, amizade, e festividade com a visita dos calons de outros ranchos, em clima de união e fraternidade, comemoramos o dia das mães.

A União Cigana do RN, estive presente para registrar esse momento alegre de rancho, pois cigano é assim, feliz apesar de suas tristezas. Para nós o mês de Maio é especial é o mês em que comemoramos o “dia do cigano”, dia das mães e também o dia de Santa Sara. 

Nós nos divertidos com pouca coisa, nossas festas são simples, não possuem roupas esplendorosas, quando queremos festejar, chamamos os amigos mais próximos e familiares, cantamos ao som de um violão, em uma alegria que parece mal caber em nossos corações. Bonito de se ver tanta festividade em meio à pobreza e simplicidade dos ranchos. Mas é assim que festejamos.

"Nosso povo de rancho é simples em sua maneira de ser, mas possuem algo que é só nosso, a humildade. Fala o responsável pelo rancho Sr Antonio."
Dona Judith ainda diz, que as festas de antigamente é que eram boas, hoje a cultura cigana tem se perdido e um dos vilões é o preconceito.

Segue as fotos e um vídeo gravado na comunidade:







Vídeo: 


Um comentário:

  1. Estamos no mesmo pé. Diana. Vamos honrar Ikana sara Kali sem apoio destes pulhas do governo federal que parecem papagaios. Falam e repetem as mesmas coisas , mão não tomam nenhum atitude concreta. Nossa homenagem ao povo romah vai ser simples , de coração. Qu Nossa Senhora Aparecida e sara Kali possa abençoar o verdadeiros devotos de espirito, sejam eles kalons, Romahs, Matchuanos. Lovaris e Kalderashs.

    ResponderExcluir