terça-feira, 21 de maio de 2013

Em comemoração ao dia 24 de maio - Dia da Cidadania Cigana

Em comemoração ao dia do cigano - 24 de Maio, a Prefeitura de Tangará juntamente com a União Cigana do RN, proporcionou a comunidade o Dia de Cidadania Cigana. onde a comunidade pôde usufruir dos serviços básicos de assistência social. Tais como:
  • Café da Manhã; 
  • Apresentação de dança cigana; 
  • Serviços odontológicos (com a dentista do serviço de saúde); 
  • Cortes de cabelos; 
  • Emissão de documentos (Registro de nascimento, CPF, RG e Carteira de Trabalho)               obs: Conforme a lei, acima de 11 anos o registro de nascimento é feito com a autorização da promotoria de justiça, então encaminhamos aproximadamente 08 (oito) casos onde o MP se encarregará da autorização para emissão destes documentos; 
  • Cadastro e Renovação do Programa Bolsa Família; 
  • Verificação de pressão (com o enfermeiro do serviço de saúde). 

Além da comunidade da cidade, ciganos de outros municípios aproveitaram para visitar os familiares, tornando a festa ainda mais bonita. Na oportunidade contamos com a presença do CRDH, COEPPIR - Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial,
nas pessoas; Coordenador o sr. Eduardo gomes da Costa;  e sua equipe técnica Adriana Batista (Diana Rorarani), e Graça Lucas.

Ressalta-se que tal ação social foi a primeira até aqui registrada direcionada exclusivamente para comunidades ciganas no Rio Grande do Norte. Tangará, a única cidade que possui ciganos abarracados no Estado, desponta mais uma vez com trabalhos sociais direcionados aos ciganos.

Nós da união Cigana parabenizamos o Prefeito Alcimar Germano, e toda a sua equipe que até aqui tem se empenhado com muito carinho em tudo o que tem feito para a comunidade, e vamos a vila cigana, que é uma promessa do prefeito!

Diana.


PROGRAMAÇÃO:

1. Café da manha, oferecido a todos os convidados e presentes no evento. Um café da manha reforçado no início do evento.
2. Composição da mesa Diretora do Evento, aonde foram chamadas as autoridades representativas do governo municipal e Estadual, com as lideranças da comunidade.
3. Utilização dos serviços oferecidos aos ciganos da comunidade. tais como: corte de cabelo, maquiagem, pedicure, manicure, documentos (RG, CPF, Registro de Nascimento, CTPS), Serviços Odontológicos, e distribuição de kits de higiene bucal, verificação de pressão com os profissionais da rede de saúde, municipal, Cadastro e Renovação do Cád Único, Sorteio de brindes, 
4. Apresentação de dança cigana, pela vice presidente da UCIRN, e as calins da comunidade.
5. Agradecimento feito pelos calons da comunidade, ao som de muita música.

Seguem as fotos:



Café da manha:


 

Presença maciça da comunidade cigana:


Formação da mesa:


Apresentação de dança cigana com Diana juntamente com os calons da comunidade.






cadastramento e renovação do Cád único:



Maquiagem e cabelo:




Verificação de pressão:


Palestra odontológica, e distribuição dos kits de higiene bucal as crianças da comunidade:




Sorteio de brindes: 


                            
















Momento de agradecimento a Deus, com o pastor Peridol:


Momento de muita música com a confraternização dos ranchos ciganos de Macaíba, Serra, Tangará e Santo Antonio - RN:



Agradecimento aos presentes:



   Foto cedida pelo Blog TANGARAENSE

Segue o vídeo: 


Apresentação de música ao som do violão com calons dos ranchos de Serra, Macaíba e Tangará. Vídeo dos calons gravado no evento pelo celular.

Como não poderia ser diferente a comemoração do jeito calon de ser. Muita música no violão com o gogó afiado. Com simplicidade e Humildade mas com muita propriedade. Agradecemos a todos que tornaram essa belíssima festa possível.

2 comentários: