quinta-feira, 31 de maio de 2012

I Roda de conversa "Ciganos: memória, identidade e resistência"

24 de Maio, Dia do cigano




No dia 31 de maio último, aconteceu no Centro de Convivências da UFRN uma Roda de Conversa intitulada: "Ciganos: memória, identidade e resistência" pelo Núcleo de Antropologia Visual, coordenado pela Profª Dra. Lisabete Coradini.
O evento contou com a presença de vários ciganos do RN, lideranças das comunidades tradicionais, estudantes, pesquisadores, professores e secretários municipais de educação e de desenvolvimento econômico e turismo.(Acarí, Jucurutu e Pendências).
Todo o evento foi realizado em homenagem ao dia Nacional do Cigano, que ocorreu no dia 24. No momento, aconteceram discussões sobre o preconceito e invisibilidade em que vivem as minorias etnicas no nosso país e no nosso estado. A mediação do debate foi feito pelo Prof. Ms. Flávio José de Oliveira Silva, que fez a exposição das fotografias de ciganos do RN e PB. Estavam presentes os Ciganos Antônio Charuto, a cigana Roraronê Adriana, que é estudante do curso de Direito na UNP, o cigano Fernandão Calon, além de ciganos de Jucurutu, que vieram acompanhados da Secretária Municipal de Educação, Profª Socorro da Emater e da Diretora da Escola da comunidade. O cineasta Buca Dantas foi responsável pela cobertura, onde pretende realizar em parceria com Pedro Brito (Pres. do DCE da UNP), Profª Maria do Carmo Medeiros (SEEC) e Profª Lisabete Coradini, uma Caravana pelos acampamentos de ciganos no RN. A convite do Secretário de Des. Econômico de Acarí, Sérgio Enilton, a segunda Roda de Conversa acontecerá no Museu Histórico do Seridó naquela cidade, onde acontecerá um grande encontro com os ciganos do Seridó potiguar.

Colaboração: Flávio José.

 Seguem as fotos:











Nenhum comentário:

Postar um comentário