sábado, 27 de dezembro de 2014

Nosso blog "trabalho de rancho" premiado em 2014!

O blog "trabalho de rancho" criado e escrito pela cigana Adriana Batista (..) mais conhecida como Diana (apelido de infância) ganhou recentemente o segundo lugar no Premio Nacional de Culturas ciganas 2014 com nota 9,5 como um dos melhores trabalhos apresentados sobre as culturas ciganas no Brasil, pessoa física cigana.

O blog trabalho de rancho, foi criado em face a necessidade de acesso á informações sobre as comunidades ciganas do Estado. E hoje é referencia na utilização para pesquisadores, historiadores, estudantes, curiosos, e a demais pessoas que buscam mais e mais informações sobre os ciganos do Rio Grande do Norte. 

Com a finalidade de incluir nos ranchos ciganos políticas públicas, através da articulação de lideranças ciganas, "o trabalho de rancho" tornou-se um sucesso com mais de dezoito mil acessos, surpreendendo a expectativa da autora que não imaginava o esse turbilhão de acessos, face  a curiosidade sobre as culturas ciganas. pois, mostra como "ele próprio diz "a realidade das comunidades e como vivem estes ciganos, bem como o pleito de suas necessidades.

Autora do primeiro Artigo Cientifico Jurídico da área criminal sobre ciganos, Diana (como é chamada) tornou-se a primeira cigana do Rio Grande do Norte a se formar no curso de Direito, pela Universidade Potiguar, no corrente ano. (2014.2).

A autora, iniciou seu trabalho de publicação em meados de 2009, se referindo a culturas  ciganas e suas formas de expressões, sempre contribuindo com seu conhecimento para a população cigana em todo o Brasil com seu trabalho, e ainda incentivando outras ciganas, que também iniciaram o curso de direito em algumas Universidades e ou faculdades no Estado, face o acentuado analfabetismo nas comunidades ciganas em todo o Brasil.

Vice - presidente da União Cigana do RN, a primeira associação cigana Estadual criada em substituição da antiga ACIPRA  - ASSOCIAÇÃO DOS CIGANOS CALONS DE CIDADE PRAIA, associação municipal que  na época foi registrada em meados de 2011, e atendia as necessidades dos ciganos quando ainda moravam em Natal/RN. Devido o acentuado normandismo, estes necessitaram de uma associação Estadual, que possibilitassem a condição do cigano em se mudar, por essa razão e somente esta, a União Cigana do RN, substituiu a ACIPRA em sua totalidade, mas que ainda guarda-se em arquivo, seus documentos originais de registro, bem como suas poucas ações. (http://aciprarn.blogspot.com.br/)

Durante o curso de direito, estagiou por dois (02) anos na Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - COEPPIR/SEJUC, onde desenvolveu inúmeros trabalhos direcionados a seu povo no Estado do RN, com a função de "Articuladora Estadual das Lideranças Ciganas do Rio Grande do Norte", esta desempenhou pela primeira vez a articulação direcionada exclusivamente aos povos ciganos do Rio grande do Norte, no intuito de inserir políticas públicas para as comunidades ciganas, sempre declinando em favor das lideranças locais.

Com um curriculum vasto sobre o tema, a autora é premiada após tantos anos de trabalho voluntário em prol das comunidades ciganas do RN, com fulcro nos direitos sociais a que estes antes desconheciam por completo. fazendo uma espécie de "ponte" entre os ciganos e os governos municipais, Estadual e Federal.

Ressalta-se que a autora e escritora do blog, também possui outros blogs do gênero já publicados e divulgados amplamente na internet, dispõe de seu conhecimento cultural nos blogs abaixo listados:

Trabalho de Rancho - mais de dezoito mil (18.000) acessos: http://rorarani.blogspot.com.br/
Orações de Drabe - mais de dez mil (10.000) acessos: http://oracoesdedrabe.blogspot.com.br/
Culturas ciganas - quase oito mil (8.000)acessos: http://culturasciganas.blogspot.com.br/
Magia cigana - mais de sete mil (7.000) acessos: http://magiascigana.blogspot.com.br/
Poesias cigana - mais de sete mil (7.000) acessos: http://poesiascigana.blogspot.com.br/

Conforme citado acima, pode se ver que os números expressam o quão grande é o sucesso do referido trabalho publicado pela autora, que serve como fontes de pesquisas acessível em qualquer lugar no Brasil e no Mundo.

Onde conclui-se que é merecida a premiação, frente o trabalho e a dedicação que vem sendo feito por esta, visivelmente demonstrado na quantidade de acessos explicitamente em cada blog, que "juntos" possuem aproximadamente quarenta mil (40.000) acessos na internet.

seguem as fotos:

Premio 2º lugar nacional Premios de cultura ciganas.

Enquanto COEPPIR com os demais articuladores dos povos tradicionais no RN.

Na apresentação do projeto do Artigo Cientifico com o professor orientados Dr Emmanuel Lundberg Advogado Criminalista e professor da Universidade Potiguar.

Cd rom do projeto entregue a Universidade Potiguar - UNP, com o Artigo Cientifico: O racismo contra os ciganos do Rio grande do Norte e  suas possíveis Implicações Jurídicas" Junho - 2014



Á você que me atirou pedras o meu muito obrigado, foi com elas que construí o meu  trabalho. AUTOR DESCONHECIDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário