sábado, 25 de outubro de 2014

Realização das oficinas de capacitação para o prêmio de Culturas Ciganas MINC

Em parceria com o MINC, IFRN, e Direitos Humanos, organizamos a primeira oficina de capacitação do prêmio de Culturas Ciganas no RN na cidade de tangara/RN. Em parceria com Ricardo Buihú, Lerson Fernando - Diretor Geral do IFRN/Centro de Natal, que também cedeu o carro para deslocamento da equipe, Aluízio Matias - Direitos Humanos, Débora Lobo e  Gilson Matias - MINC, lideranças ciganas, Diana/ articuladora das lideranças ciganas - COEPPIR. e etc.

Duas oficinas no mesmo dia, pela manha em tangara, e a tarde em serra caiada.

A oficina surpreendeu a expectativa de todos, que recebeu um número  maçico de projetos bem além do esperado. onde estiveram presentes ciganos das comunidades espalhadas em todo o Estado. 

Pela manha em tangará:

Agradecemos ao empenho do então prefeito Alcimar Germano, á Secretária Municipal de Assistência Social; Maria José Mendonça, ao Chefe de gabinete Pedro, e aos demais funcionários da prefeitura que nao mediram esforços para que tudo ocorresse deentro do esperado. 

 

 

 

 

 Á tarde em Serra Caiada:

Agradecemos desde todaa equipe da prefeitura de serra caiada, especialmente a prefeita Socorro dos Anjos, a Secretária Municipal de Educação e Cultura; Janaína Patricia Bezerra e a Chefe de gabinete Françoise e a todos os demais servidores da prefeitura que não pouparam esforços na realização desse evento de importância Nacional.

 

 

 

 

 

sábado, 18 de outubro de 2014

I Oficina do prêmio de culturas ciganas no RN - MINC

Nós, através do Ministério da Cultura – MINC convidamos todos os ciganos(as) do Rio Grande do Norte a participarem da I Oficina de capacitação para premiação do prêmio de culturas ciganas no RN.

Informamos ainda que já foram articuladas as prefeituras de todo o Estado através de emails confirmadas por telefones, informando sobre a oficina e pleiteando uma locomoção para os ciganos que tem interesse em participar concorrendo a premiação individual do MINC no valor de 10 mil reais já descontados o IRPF (segundo o MINC) e também as premiações por comunidades. 

Ver página do MINC:
http://www.cultura.gov.br/editais-em-andamento/-/asset_publisher/nGitkkpfmtn0/content/edital-premiara-acoes-de-cultura-cigana/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Feditais-em-andamento%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_nGitkkpfmtn0%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1

“Vale salientar que, tal ação, visa a importância da participação de todos os ciganos, pois estes, e somente estes, são sujeitos de sua própria história.”

As Oficinas acontecerão respectivamente dia 23 e 24/10/2014 (sexta feira) nas cidades sede abaixo descritas, que serão supervisionadas pelo próprio Minc, e demais componentes da Comissão Organizadora. 

Locais das oficinas:

1.tangará
Local: Clube Municipal de Tangará (capac aproximada 300 pessoas)
sito á rua 13 de Outubro, s/n - Tangará/RN.
horário: das 9 ás 13hs.

2. Serra Caiada
Local: Auditório Municipal da cidade (capac. aproximada; 100 pessoas)
Horário: Dás 14 ás 17hs.

Obs: Mais informações por email: rorarani@hotmail.com





quinta-feira, 16 de outubro de 2014

I Palestra Pluralidade Cultural: Conquistas e Saberes da Comunidade Cigana do Rio Grande do Norte - Colégio Marista

Com base em nossa atuação pelas comunidades ciganas, fomos convidados palestrar sobre as culturas ciganas, em uma roda de conversa com as alunas do grupo de dança UMBUTU - Colégio marista, através da professora Bibiana Estevez. 

A palestra intitulada de I Palestra Pluralidade Cultural: Conquistas e Saberes da Comunidade Cigana do Rio Grande do Norte instigou a curiosidade das alunas, que estavam cheias de perguntas, que logo foram tiradas com nosso material em slide. 

Ressalta-se que as alunas apresentarão um peça no teatro da escola Marista, e que esta falará sobre as culturas ciganas . Na ocasião, a professora pediu para que nós as orientassemos sobre o assunto. apontando as principais especificidades culturais dos ciganos. Para isso, contamos com a ajuda das comunidades ciganas de etnia calon nesse contexto. 

O conteúdo do roteiro visa desmistificar as crendices criadas pelos não ciganos, que só aumentam o pré-conceito étnico-racial contra os ciganos na sociedade, evoluindo para os casos de racismo. Esse conteudo, foi cuidadosamente trabalhado de forma ética, responsável e educativa em prol da extinção do racismo étnico-racial contra os ciganos.  

Fotos: