terça-feira, 16 de abril de 2013

Governo do Estado visita os ranchos de Serra e Tangará.

Em visitação ás comunidades ciganas de Tangará e Serra caiada com a secretária Executiva da Governadora Rosalba Ciarline, Sonali Rosado. Juntamente com o conselho estadual de Direitos Humanos na pessoa do Sr Cleber, CRDH, e COEPPIR.

Na ocasião, apresentamos os membros da comunidades e suas lideranças, tal como o sr. Antonio, Raquel e Petí , que a Srª Sonali, já conheceu no evento da semana passada, onde a comunidade se fez presente no forun estadual de saúde.

Na oportunidade, Sonaly Rosado fez questão de ver pessoalmente a situação de todos os moradores do acampamento de Tangará e do rancho de Serra. o que lhe causou espanto, a condição de extrema pobreza em que os ciganos vivem.

è a União Cigana do RN batalhando a mudança da realidade desse povo!

Diana.

Seguem as fotos:






na prefeitura de Tangará.

na comunidade cigana.





Em serra.


sexta-feira, 12 de abril de 2013

I Fórun de planejamento e construção do plano Estadual da política de equidade em saúde.

A UCIRN, participou como convidada para a reunião do Ministério da saúde aonde pudemos contribuir na construção das políticas públicas de saúde para povos etnicorraciais.
A reunião aconteceu no Praiamar Hotel, das 8: ás 17:hs, onde contamos com a presença de representantes das nossas comunidades ciganas de serra e Tangará; Petí, Raquel, Diana, Sara soares e Amaro.

Construímos juntos politicas para nós ciganos dentro da nossa tradição, relatando nossas dificuldades no momento do atendimento no posto de saúde e hospitais, assim como os demais seguimentos falando cada um do que já passamos. Ao fim da reunião agilizamos inúmeros encaminhamentos, houve também apresentação de dança cigana para mostrar um pouco da nossa cultura.

Diana.

seguem as fotos:










segunda-feira, 1 de abril de 2013

Audiencia pública na Procuradoria Geral do Estado

A UCIRN participando da Audiência |Pública á convite da Procuradoria Geral do Estado para discutirmos a questão da mortalidade neo-natal como conselheira Interlocutora do Ministério da Saúde na cultura cigana. Na ocasião, falamos o que vivemos em nosso dia a dia com relação as dificuldades enfrentadas pelos ciganos no momento do atendimento na rede básica de Saúde, diferente dos demais, nós ciganos temos especialidades em nossa cultura que aumenta a nossa vulnerabilidade no momento do atendimento por causa do pre conceito.

O efeito discriminação, é uma mola propulsora que inviabiliza a procura da rede de saúde por parte dos ciganos, deixando nossa situação ainda mais difícil, como Conselheira Interlocutora Nacional do Ministério da saúde, tenho combatido tal situação de forma incansável, desde a plenária cigana que aconteceu em Brasília a um ano atras, em 2012, que estou sempre cobrando, mostrando e pedindo as autoridades providencias e adequação da nossa cultura no quesito atendimento. Em meu discurso, relatei inúmeras situações vividas por nós ciganos no momento do atendimento.

Diana 

Seguem as fotos: