terça-feira, 26 de março de 2013

Roda de conversa com as crianças da Escola Municipal São Francisco de Assis

Na luta diária contra o preconceito, fomos convidados pela professora Ana Paula a palestrar em uma roda de conversa na Escola Municipal São Francisco de Assis no Bairro de Nazaré desmistificando o pre conceito contra os ciganos. A roda de conversa aconteceu juntamente com crianças na idade escolar de 5 e 6 anos, te apresentamos a dança cigana para eles. 

A liderança cigana Sr Antonio palestrou com as crianças sobre a cultura cigana, tirando as dúvidas dos pequenos,  falando em uma linguagem de fácil entendimento, que para nossa surpresa, estavam curiosas, e cheias de duvidas.

Apos a roda de conversa, apresentamos a dança cigana e as crianças também dançaram conosco.
dismistificando o preconceito e iniciando uma nova era para a cultura cigana para crianças da pre escola.

Na dança cigana, não existe coreografia. Não tem marcação de passos. 

As meninas mostraram que entendem muito de dança cigana, estavam afiadíssimas, inclusive encontramos duas alunas ciganinhas da família Soares. que tambem participaram da apresentação de dança. 

Diana.

Fotos/Videos:

 

segunda-feira, 11 de março de 2013

A Prefeitura de Tangará entrega as Barracas á comunidade cigana.

iniciou-se hoje, a entrega oficial das barracas na cidade de Tangará, após reunião na casa do pai do prefeito o Sr. Gija, realizamos outra reunião desta vez na comunidade, almoçamos, acertamos alguns detalhes pendentes e fomos a comunidade iniciar a montagem as 14hs da tarde. nos deparamos com alguns fortuitos, mas foram brevemente resolvidos.

Vale salientar, que Todos os ciganos serão inseridos no Cád único, onde a comunidade cigana terá direito aos programas sociais do governo a exemplo do bolsa família,  minha casa minha vida, etc. foram oferecidos a comunidade cursos profissionalizantes gratuitos pela prefeitura, e a partir daqui muita coisa boa virá pro povo calon da região.

obs: do dia em que recebi a ligação da comunidade, 16 de Fevereiro de 2013, sob a url de postagem : http://rorarani.blogspot.com.br/2013/02/os-ciganos-pedem-socorro.html
ate hoje dia 11 de Março do mesmo ano, passaram-se apenas 23 dias. ou seja, é possivel fazer sim, com diálogo e boa vontade. 

Diana.

seguem as fotos:










quarta-feira, 6 de março de 2013

Audiência Pública em comemoração ao dia da Mulher - Câmara Municipal de Natal

Participamos da Audiência Pública em comemoração ao dia da Mulher na Câmara Municipal de Natal, a convite do Centro de Referencia em Direitos Humanos da UFRN - CRDH,  O dia da Mulher que é comemorado dia 08 de Março.

Na ocasião, contou-se com a presença de várias lideranças a ativistas sociais, vereadoras, delegadas, e etc. todas com o mesmo objetivo, discutir as situações vivenciadas pela evolução das mulheres com a globalização, em suas conquistas, e as derrotas do dia-a-dia.

A Audiência foi positiva, pois nos trouxe a oportunidade de falar sobre a mulher cigana, tão esquecida e marginalizada nas ruas, no seu local de trabalho, quando saem para ler a mão. Falar sobre a mulher cigana, e sua evolução cultural,onde muitas ciganas trabalham como jurins (não cigana), para evitar o preconceito. Dando uma maior visibilidade a mulher cigana à sociedade.

Diana.

Fotos/videos: