domingo, 12 de agosto de 2012

Lançamento do RN VIDA

09 de agosto de 2012, às 16h42min

Lançamento do RN Vida é marcado por grande festa nesta quinta-feira

Por Assecom RN
Uma celebração à vida! Assim foi o lançamento do programa RN Vida que aconteceu nesta quinta-feira (9) no Centro de Convenções de Natal. O Programa é coordenado do Governo do RN, que juntamente com parceiros iniciará uma ação integrada e articulada para atuar no enfrentamento às drogas.

Além do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, as instituições signatárias do Acordo de cooperação para a formação de uma rede articulada para a prevenção e combate às drogas são a Assembleia Legislativa do RN, Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Tribunal de Justiça do Estado do RN, Polícia Rodoviária Federal e o Departamento da Polícia Federal no RN. Mas o programa conta também com o reforço das Igrejas católica e evangélica, dos grupos espíritas, da Marçonaria, da UERN e de várias outras entidades que trabalham no combate ao uso de drogas.

A governadora Rosalba Ciarlini frisou que o RN Vida é uma política de Estado e não um simples projeto de governo. "O crescimento do número de usuários de drogas é dos maiores desafios que o Brasil enfrenta. Aqui no Rio Grande do Norte vamos juntar o esforço de todos, convocando toda a sociedade, unindo forças principalmente no tocante à prevenção. Também vamos criar um cinturão de força para coibir o tráfico de drogas. Precisamos de muitos soldados nesta guerra que é de Paz", declarou a governadora Rosalba Ciarlini em entrevista coletiva no lançamento do RN Vida.

Sonali Rosado, coordenadora do programa explica que o RN Vida é um acordo de cooperação técnica entre essas instituições. "É um programa sem cor de partido, sem bandeira política e nem religiosa, todos estão convidados a participar e a contribuir no enfrentamento das drogas", disse Sonali Rosado.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios em 2010, o Brasil apresenta atualmente cerca de 12,3 milhões de usuários de drogas. Outro dado alarmante segundo a mesma pesquisa é a presença do crack, que já tem usuários em cerca de 87% dos municípios brasileiros.

Com o RN Vida, a meta é o combate e prevenção realizados a partir de quatro pilares de atuação - prevenção, tratamento, reinserção social do usuário e repressão ao tráfico. "Vamos trabalhar o consumo e o abuso de álcool e outras drogas, com atenção redobrada ao problema do crack", afirmou Sonali Rosado.

Uma das metas do RN Vida será a educação de jovens e adultos para uma vida saudável evitando o acesso às drogas por meio da oferta maior de atividades culturais e esportivas. O programa também terá como um dos eixos a qualificação e reinserção profissional através do programa Mão Amiga.

Sonali Rosado explica que ao começar com os estudos para a concepção do programa foi constatado que o Estado já contava com algumas ações de combate às drogas, mas que eram executadas de maneira isolada e desarticulada. "Com o RN Vida teremos, além dos órgãos parceiros, ações conjuntas com grupos de trabalho de oito secretarias de Estado", diz Sonali.

As ações do programa são voltadas ao atendimento de usuários e dependentes de drogas e seus familiares, além da capacitação de profissionais da educação, da saúde, da assistência social e do sistema de segurança e defesa social. A sede de referência do RN Vida será na Av. Hermes da Fonseca, 1009, CEP 59025-315, e oferecerá serviço de acolhimento ao usuário e à família, fazendo o devido encaminhamento à rede de serviços que integra o programa.

Além da atuação através dos vários grupos articuladores, o RN Vida também oferecerá mecanismos para que a população possa dar informações e denúncias que ajudem os órgãos de segurança a coibir o tráfico de drogas. O número de disque-denúncia contra as drogas do RN Vida é o 181, e tem acesso direto ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), que irá averiguar a denúncia feita.

Já as pessoas que buscam ajuda para sair do vício ou mais informações sobre centros terapêuticos e a rede de assistência do RN Vida, podem usar o Disque Vida, que é o 132.

Participaram do evento: a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ricardo Motta; a Procuradora Geral de Justiça em exercício, Auxiliadora Alcântara; a Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargadora Judite de Miranda Monte Nunes; a Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Rosemberg de Medeiros; e o Superintendente do Departamento da Polícia Federal do RN, Marcelo Moselle. 

FOTOS ABAIXO:


auditório do centro de convenções - Natal RN



 

estande da SEJUC,
Eu, Graça Lucas, e sr. Eduardo Gomes, nosso coordenador.

acessórios muito utilizados na dança cigana; leque, castanholas, pandeiro, xale, etc...


 
 momento único para nós ciganos, onde a governadora nos prestigiou visitando nosso estande.
 visita da governadora em nosso estande.





Nenhum comentário:

Postar um comentário