quarta-feira, 6 de junho de 2012

INVISIBILIDADE, Aqui no RN tem ciganos SIM!


O Rio Grande do Norte Segundo dados do IBGE - Censo 2010, a população do RN é de 3.168.027 habitantes, sendo que três municípios no Rio Grande do Norte têm mais de 150 mil habitantes: Natal (capital, com 803.739 habitantes), Mossoró (259.815 habitantes) e Parnamirim (202.456 habitantes). Com mais de 50 mil habitantes temos os municípios de São Gonçalo do Amarante (87.668 habitantes), Ceará-Mirim (68.141 habitantes), Macaíba (69.467 habitantes), Caicó (62.709 habitantes) e Assu (53.227 habitantes).
Nós ciganos estamos espalhados e como não dizer camuflados entre os demais gadjês/jurem. nossa organização nas cidades dentro do estado seguem o mapa abaixo tendo como regiões a competência de cada barô(chefe cigano), vejam os mapas:





Infelizmente, não poderei divulgar aqui quem esta, e nem onde está, mas o que posso dizer, é que aqui no RN, tem muito cigano e que hoje estamos buscando nossa visibilidade através dos direitos concedidos a nós seres humanos no momento em que nascemos,( Art 5º CF), graças a deus aos poucos essa realidade tem se modificado. 
O Rio Grande do Norte, não sabe precisamente quem e quantos somos, pois a maior dificuldade nesse trabalho é a descriminação. Nós nos escondemos dentro da nossa cultura, que se perde a cada dia, efeito cascata da descriminação silenciosa e ou declarada.
Os mais novos por medo de sofrer como seus pais, negam sua ciganidade, se escondem nas roupas de gadjês/jurem, perdem a  língua (chib/romani) e quaisquer subjetivismo que os identifiquem como ciganos. pois eles sabem que quando assumem a sua ciganidade, tem muito a perder, pela falta de informação da população.

"Eu falo isso com conhecimento de causa, pois estudo em uma Universidade aqui em Natal, e imaginem só que ironia, rsrs. no curso de Direito. 
no inicio passei muita dificuldade, ja me mandaram embora da sala de aula, me perguntando o que cigano quer estudando? rsrrs. 'ninguém merece'!
dúvidas de matérias? aff era complicado... quando denunciei a  ouvidoria, sabe o que ouví? evite tirar dúvidas na frente dos demais alunos, pergunte apenas quando a  aula terminar, assim ninguém se chateia com você.rsrsr.  me disse ainda que no curso de medicina tinha um rapaz da ETNIA NEGRA, que o rapaz passou pelo mesmo problema que eu e que ele evitou tirar suas dúvidas na frente dos outros e "deu certo". ABSURDO NE?
outra vez, colocaram dedo em meu rosto, pois eu era líder de sala, e os professores me deixavam responsável pela organização das listas de presença.  e um ou outro da sala nao queriam serem organizados por uma cigana. 
me lembro bem na época que encomendei as camisas para todos os alunos da sala, e um colega de sala disse que eu iria roubar o dinheiro das pessoas, porque cigano rouba! sabe o que fiz? pedi a nota fiscal da encomenda, fixei A XEROX no quadro de avisos da sala, fui na frente e comuniquei a encomenda e pagamento das mesmas. e o silencio tomou conta dos quase 90 alunos.
ah, trabalho em grupo eram raros... cada vez mais raros. então alguns eu fazia só. quando não sobrava alguém que quisesse fazer comigo. Não nego que tinha dias em que eu ligava para o barô e para amigos de trabalho com a causa cigana, e dizia: ah, eu não aguento mais, mas o pessoal dizia, força, você consegue."
Infelizmente a mente das pessoas não está ainda preparada para o diferente. mas isso nos faz pensar, que em 2014 (ano da minha formatura, graças a deus), o Brasil irá sediar uma copa do mundo. agora eu pergunto? e ai? 
Natal será uma das 12 cidades sede da copa, se não mudarmos a nossa mente como será? conheçam a cultura cigana pois somos pessoas normais como qualquer outra. apenas temos costumes diferentes, mas somos pessoas de carne e osso. com direitos e obrigações.

At: Diana Rorarani

2 comentários:

  1. Se faz mister ações que entreguem as mãos de direito os valores e relíquias da cultura cigana. Quando há festas 'ciganas' em Natal, ironicamente feita seguramente organizadas e promovidas por gente não-cigana, há quem se vista como pseudo-cigano e se declare um grande admirador de sua gente. Muitos lucram com a figura 'mística da cigana e do cigano'...isto precisa acabar.

    ResponderExcluir
  2. é verdade minha amiga Bibiana, infelizmente existem muitos oportunistas que se utilizam da ingenuidade dos ciganos para se auto promover sugando o conhecimento dessa cultura milenar. mas com a ajuda do poder público isso em breve se acabará. meu povo está abrindo os olhos e essas mascaras tendem a cair, aos poucos já sabe diferenciar o joio do trigo. graças a deus.

    ResponderExcluir