segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A realidade do único acampamento cigano da etnia calon no RN

Morando em meio aos improvisos, o unico acapamento de ciganos da etnia Calons no Rio Grande do Norte,é precario, sem estrutura e beira a escassez. eles sobrevivem em meio ao caos, a extrema pobreza, ea negativa de seus direitos basicos constitucionais. São quase dez anos no mesmo local, entra e sai governo e a situação permanece, assim vivem os ciganos calons em Tangará/RN.

Enquanto operadora do Direito estagiária, prestamos orientação jurídica básica referente aos seus direitos e deveres como cidadãos que são, ajudando-os a pleitear seus direitos e deveres diretamente ao poder público, Com base nos direitos e g arantias fundamentais, que constam em nossa carta magna\ Federal. 

Em contato com a prefeitura, a administração municipal, se prontificou em dar assistencia aos ciganos de forma a inmseri-los nos programas sociais, e assim dar uma maior assistencia, conforme preconizam as leis vigentes do nosso pais. abaixo fotos da atual situação.


TÍTULO II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO II - DOS DIREITOS SOCIAIS
 
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)

Fotos:










domingo, 1 de janeiro de 2012

Festa das crianças Rancho calon da zona norte de Natal/RN

Em comemoração ao dia das crianças 12 de outubro, nos reunimos para proporcionar essa alegria aos pequenos. Como mostra as fotos acima, a festa dos calonzinhos foi um verdadeiro sucesso. 

A realização de mais um trabalho comunitário na comunidade. na oportunidade, foram distribuídos vários presentinhos para as crianças, comemorando seu dia.  os adultos tambem foram lembrados.

Conforme a CF (seguintes), no art abaixo citado;
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Diana

Fotos/Videos:

Cartão de Saúde AME - Prefeitura do Natal

Apos anos de dificuldade e pre conceito no atendimento na unidade de saude basica. A comunidade cigana calon de cidade praia atraves de suas lideranças, conseguiram pontuar suas necessidades diretamente na unidade. Na oportunidade confeccionaram o cartao para facilitar o atendimento. 

Após tantos anos morando no local, os ciganos, finalmente vao possuir atendimento digno na unidade Básica de Saúde, como conta Antonio calon, que antes nunca havia sido atendido pela unidade, pois segundo ele se sentia discriminado. 

Conforme citação abaixo:
Título VIII - Capítulo II - Da seguridade social - Seção II - Da saúde
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

 Diana.

Fotos/Videos:



Fazendo upload: 630129 de 630129 bytes.
 Fonte: conteúdo migrado do antigo blog ACIPRA url: http://aciprarn.blogspot.com/2011_09_01_archive.html



Conferência Estadual de Assistência Social - SUAS

Participamos da conferencia SUAS, realizada nos dias 17, 18, e 19 de Outubro de 2011 realizada no Hotel Imirá Plaza, tinha como objetivo a discussão de politicas publicas de assistencia social, as familias de baixa renda.

Levamos as demandas da comuniadde as autoridades, com a finalidade de facilitar o atendimento das comunidaes pelo governo. incluindo-os nos programas sociais.

Diana.

Fotos/videos: