terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quem somos



A união cigana do RN, uma associação composta por ciganos de comunidade, tem em seu corpo administrativo, Presidente, vice presidente, diretores, e toda uma comunidade. Com reuniões de acordo com a  necessidade da comunidade, a UCIRN, trabalha a inserção de política publica dentro dos ranchos ciganos no intuito de trazer desenvolvimento, social as comunidades ciganas, independente do lugar. Com um trabalho totalmente voltado nos direitos sociais implícitos no Art. 6º da C.F, A união cigana tem trazido visibilidade ao povo cigano no Estado do RN.

art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Início da Associação, se deu com a criação da Associação dos Ciganos Calons de Cidade Praia – ACIPRA em Abril de 2011.

O inicio do trabalho se deu muito antes da criação da primeira associação da comunidade (ACIPRA) que tinha como base, o trabalho voluntário sócio assistencial no rancho de Nova Natal - em Natal, RN coordenados pelo líder Antonio Calon.

Em 2011, com a necessidade de se impor enquanto pessoa jurídica na tentativa de agilizar o pleito e anseios da comunidade, criou-se uma associação sem fins lucrativos, que visava a união, o desenvolvimento da comunidade, o resgate, a manutenção e a preservação cultura cigana em todas as suas formas e expressões. Mas, sobretudo, o desenvolvimento da comunidade que se encontrava abaixo da linha de pobreza, situada no conjunto Nova Natal/bairro lagoa Azul - Natal/RN.


A sede era própria, mas ainda em fase de organização, dentro da própria comunidade cigana, gerenciada pelo líder da comunidade Antonio calon.


Logomarca:

É a união da bandeira de Natal - RN, a bandeira cigana representa: 

O azul representa o CÉU e a liberdade, pois todo povo cigano é livre. 
O verde representa a TERRA (nossa pátria) 
A RODA simboliza a carroça (nosso nomadismo) que tanto girou pelas estradas da vida, provando a não linearidade do tempo e do espaço.



Ao centro, parte do brasão da bandeira de natal, que é representado pelo forte dos reis magos, onde travaram-se muitas lutas e a estrela em dourado que representa a chegada do menino Jesus, significado religioso como o próprio nome da cidade. 


ACIPRA era uma associação Municipal, que impossibilitava a vida nômade dos calons, como não seria diferente, houve a necessidade da mudança de rancho para o interior, então extinguimos a ACIPRA, para então criar uma associação Estadual que como consta em seu estatuto, preserva a cultura cigana também no quesito nomadismo, Nasceu então a UCIRN - União cigana do RN. 


A UCIRN é uma associação composta por ciganos, com fim lícito e totalmente dentro da lei vigente do nosso país, onde desautorizam quaisquer utilizações de seu nome, sua imagem e de seus ranchos sem autorização prévia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário