quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Oficina de promoção do trabalho decente nos grandes eventos - copa do mundo 2014

Participamos da Oficina de promoção do trabalho decente nos grandes eventos - copa do mundo 2014, realizada pelo MPT - Ministério Público do Trabalho em Natal RN das 9:00 às 17hs.

Um dos objetivos dessa oficina, é a viabilização do trabalho e renda para todos os segmentos dos povos tradicionais, preparando-os não só para a copa do mundo, mas para o depois. 

Estavam presentes membros do MP, Diana COEPPIR, representantes de vários segmentos étnico-raciais, tais como; quilombolas, ciganos, matrizes africanas e negros, e demais entidades relacionadas ao tema. ciganos de duas etnias, houve exposição do acervo da cultura cigana.

os ciganos participaram ativamente, pontuaram as necessidades, deram sugestões que se acatadas entrem em prática para que os ciganos possam levar o sustento para sua família de forma honesta e dentro da lei.

Fotos/vídeos: 

 

 

 

 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Reunião de Planejamento para o projeto "vila cigana" em Tangará

Reunião de Planejamento para o projeto "vila cigana" em Tangará

No dia 05 de fevereiro do corrente ano, participamos da reunião de planejamento para execução da " vila cigana" de tangará.

Na oportunidade conferimos na própria construtora o cadastro das 63 famílias que foram incluídas pela assistência social da prefeitura de tangará.


Participaram da reunião; Gija (representando a pref. de Tangará) e Diana (COEPPIR), e Andrews, (representando a construtora) que discutiram formas para a concretização do projeto vila cigana, aonde na ocasião, conhecemos pela primeira vez o esboço do projeto e toda a sua infraestrutura. Contemplando aproximadamente 63 famílias, a vila cigana, absorveu famílias em todo o território do RN inscritas no cadúnico. 


Idealização do projeto (segundo a construtora):

 63 casas sob um terreno de 8mL x 16mC, e que possuem; 02 quartos, 01 sala, 01 cozinha e 01 banheiro, toda na cerâmica, forrada e com luz solar. (sugestão da Construtora)

  •  01 capela já denominada “capela san Zeferino Malla” (sugestão do Bispo Dom Edson) 
  • 01 espaço para realizações de eventos - Centro de Cultura Cigana de Tangará (sugestão de Diana)

A comunidade aguarda ansiosamente a realização desse projeto que marca a cidade de Tangará como polo acolhedor para todos os ciganos do Estado e Quiçá do Brasil. 

Registrado, o projeto segue em fase de execução atravessando os entraves burocráticos, mas em ótimas mãos. Pois com União se alcança o sucesso. 

Diana 

Fotos/videos: