quarta-feira, 30 de julho de 2014

Reunião de planejamento com a SIEC/SESAP

Nos reunimos ás 10 horas (29/07) na Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP, com a equipe da SIEC/SESAP, para a entrega do guia de políticas públicas para ciganos confeccionados pela SEPPIR que foi lançado no Brasil Cigano/2013 (as páginas 21 á 23 remetem a saúde cigana). afixamos o cartaz nos quadros de aviso, onde há circulaçao de pessoas pelas dependencias da secretaria de saude.

Ressalta-se que esse material de divulgação, reflete o trabalho do Governo Federal e Ministério da Saúde direcionado a população cigana trazendo mais respeito e dignidade ao povo cigano do Rio Grande do Norte.

Seguem as fotos:


 


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Roda de conversa na Secretaria Municipal de Saúde de Macaiba

Participamos na qualidade de conselheira titular do Comitê Pró-equidade em Saúde da SIEC/SESAP, em uma breve roda de conversa com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba, com o objetivo de disseminar o trabalho iniciado em parceria com a SIEC/SESAP e MS, em prol dos ciganos do Município. 

Na ocasião, foi entregue o guia de políticas públicas para o povo cigano(Brasil Cigano) e fixado material impresso referente ao atendimento para os ciganos do Ministério da Saúde no mural da secretaria.

Ressalta-se que são atividades como essa, que diminuem o racismo institucional melhorando o atendimento e garantindo mais saúde ao povo cigano do RN.

Fotos:



F
Familia cigana rom


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Reunião Bimestral do Comitê Pró-equidade SIEC/SESAP

Participamos da reunião bimestral do conselho de promoção de Equidade em Saúde da SIEC/SESAP, enquanto Articuladora da população cigana do Rio Grande do Norte realizada na Livraria Paulus das 9/11hs, no centro de Natal/RN.

Na oportunidade foram destacados pontos importantes relacionados as demandas das comunidades á Secretaria Estadual de Saúde e Ministério Público do RN, referente a dificuldade de atendimento dos ciganos pelo Sistema Único de Saúde.

Infelizmente o racismo institucional é algo que dificulta o atendimentos de algumas comunidades tradicionais. fazendo com que os ciganos tenham certa dificuldade em procurar atendimento na prevenção de certos problemas de saude. 

Ressalta-se que essas ações de pleito para as comunidades tendem a ser implantadas a medio e longo prazo, mas isso já e um começo. 

Fotos:


                               

Familia cigana da etnia ROM