quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Palestra Educativa na Esc Est. Herondina Caldas em Serra Caiada

No dia 16 de Novembro do corrente ano, ás 9hs da manha, a União cigana do RN, participou de uma palestra educativa cultural na Escola Estadual Herondina Caldas, a convite do professor Flavio José, no centro da cidade, na ocasião, participaram alunos em fase de conclusão do ensino médio, que puderam entrevistar o capitão do rancho Antonio calon, a Articuladora Estadual da cultura cigana COEPPIR/SEJUC - Diana Rorarani, e as ciganinhas do rancho em idade escolar.

O objetivo da palestra é desmistificar o pre conceito etnicorracial que ainda existem contra os ciganos na região, como forma a trazer o desenvolvimento para a comunidade.

Na oportunidade o chefe do rancho falou as alunas da escola, e explicou como é nossa cultura de forma a mostrar que os ciganos sao iguais a todos e que nao existem barreiras e nem diferenças, mas sim respeito mútuo dos ciganos para com os jurens (nao ciganos). O diretor da escola reforçou a disposição para com os alunos ciganos já matriculados e disse estar de portas abertas para todos os demais alunos que queiram se matricular. Os alunos por sua vez agradeceram nossa visita, e mostraram interesse em saber mais sobre a cultura cigana,claro respeitando todas as diferenças.
Um trabalho de construção da compreensão das diferenças culturais.

Seguem as fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário